Fiquem à vontade. Sejam em vindos.

Este é para todos aqueles que se identificam com o amor de Cristo e com o ato de ensinar os pequeninos.
Sou professora e pastora mas sou também uma eterna aprendiz.



terça-feira, 13 de setembro de 2011

Projeto de Musicalidade- Educação Infantil

Professora de Sonora desenvolve projeto de musicalidade




Qui, 04 de Agosto de 2011
A professora Fátima Joana, do Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Henrique Zanin, em Sonora, desenvolveu um projeto de música na escola “descobrindo pequenos talentos”. Este projeto surgiu da constatação de que algumas crianças são inibidas e até mesmo acanhadas em relação à sua oralidade, necessitando então de uma ampliação ao vocabulário significativo e no movimento articulatório, buscando então na música a alternativa para sanar tal realidade.

Sabe-se que a música está presente em todas as culturas, desde o que é transmitido por rádio, televisão, músicas de propagandas, as trilhas sonoras dos filmes, a música do folclore, a música popular, as cantigas de roda, a música religiosa e outras.

O trabalho com a música na educação infantil fará com que a criança venha desenvolver atitudes de respeito. Reconhecendo na música uma grande forma de linguagem expressiva, seja pela voz ou por instrumentos musicais.

Os principais objetivos foram: Explorar e identificar os elementos da música para sua expressão, interagir com os outros, ampliar seu vocabulário e conhecimento de mundo. Ouvir perceber e discriminar diversos sons e produções musicais; Brincar com a música, dançar, imitar, inventar, dublar, interpretar e reproduzir criações musicais; Vivenciar e entender questões relativas a acústica e produção dos sons.

A culminância deste projeto foi a visita a Igreja Batista Pedra Viva, onde ali uma equipe de músicos apresentaram os instrumentos musicais e seus sons.Futuramente a intenção é a formação de uma bandinha e de um pequeno coral, dando continuidade ao projeto durante o segundo semestre deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário